Bruxinha Arteira

Você está enfeitiçado pela arte!

A Bruxinha Arteira surgiu em 2008, quando duas amigas (Patrícia Veras e Karin Gonzaga) resolveram juntar seus talentos e feitiços para alegrar ainda mais o artesanato brasileiro.

Nascemos numa ilha maravilhosa localizada no estado de Santa Catarina ao sul do Brasil, chamada Florianópolis, mais conhecida como Floripa - ILHA DA MAGIA.

Desde pequenas ouvimos estórias e histórias sobre bruxas que habitam nossa ilha, retratadas e divulgadas pelo historiador Franklin Cascaes.

Assim, inspiradas e orgulhosas de nossa gente fizemos um "feitiço" e criamos a Bruxinha Arteira - o feitiço da arte, com o intuito de divulgar nosso trabalho para o mundo todo, sempre enfeitiçando vocês com paz, amor, saúde e muita ARTE!

Um beijo bem grande no coração!

Bruxinha Arteira




Franklin Cascaes
Historiador

Franklin Cascaes nasceu a 16 de outubro de 1908 em Itaguaçu, município de São José (SC). Faleceu a 15 de março de 1983, em Florianópolis. No decorrer de sua vida expressou em forma de arte os estudos que realizou sobre a cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina, seus aspetos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições como se fora um ritual abstrato que atingisse a estrutura vital do mito. E fê-lo soberbamente, já que da pesca da tainha a cerâmica,dos cantos aos engenhos de farinha e açúcar, aprofundou sobretudo o estudo que trata das lendas através de um desenho fantástico, cujo sentido mítico dimensiona uma criatividade genuína e profunda. Para Cascaes mito é a possibilidade de primordial, a realidade inteligível que estabelece de modo único, numa pré-figuração do mistério que antecede a revelação. A força criativa de Cascaes encontra-se, ainda, na capacidade de sua imaginação, a ponto de acrescentar elementos atuais às lendas da Ilha de Santa Catarina.
Tinha uma personalidade muito forte e curiosa e isto pode ser percebido no seguinte agradecimento: "aos que me contaram estórias e histórias; aos que me acolheram com o valor cultural do calor humano; aos que me hostilizaram, a todos enfim o meu obrigado".
Fonte: retirado do site www.manezinhodailha.com.br